Bem vindo ao Blog da Loba Especial

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Meu cãozinho predileto

Labrador


Hoje percebo que amizade mais desinteressada, fiel e companheira nunca vou encontrar em toda a minha vida. Ele se satisfaz só por estar perto de mim, vive praticamente para ter a minha atenção, isso me cativa muito."

O trecho citado foi escrito por um proprietário de um Labrador num comentário de um Site que eu pesquisei...

Assim peço licença e faço destas, as minhas palavras também..

Adoro o meu Labrador (ainda filhote), eu o “batizei' com o nome de APACHE.

Pois além de tudo! Ele é muito, muito fofo..

E quem sabe ele aprende a fazer o Auuu. ..rss

Ah!! Gostaria de falar  um pouco sobre as características da raça, temperamento, cuidados especiais e comportamento.

Mas antes deixe -me citar a história desse cachorrinho maravilhoso...

Na planície de (Newfoundland – Terra Nova), Canadá existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.

Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.

Esses cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função.

Tendo então seu nome modificado para labrador, graças ao conde de Malmesbury, o primeiro a chamá-lo desta forma.

Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, (um excelente nadador), a pelagem grossa e resistente, a boca “macia” (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência.

Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pêlos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.

Para cumprir sua tarefa o Labrador é capaz de enfrentar qualquer tipo de obstáculo, seja na terra ou na água.

É um retriever por natureza, ou seja, atua em dupla com o homem durante as caçadas, esperando o dono atirar na ave para depois ir buscá-la com rapidez. O cão deve sempre entregá-la intacta.

Características da raça, temperamento, cuidados especiais e comportamento.
  
Esta raça, em 1950, ainda era usada como trabalhador rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças a sua personalidade juvenil, sua tolerância e sua necessidade de brincar.

Em tempos mais modernos, passou ainda a ser utilizada como raça de busca e resgate em montanhas, e como guia de cegos, além de ser uma das mais utilizadas em terapias.
  
Por suas qualidades como cão afável, carinhoso e extremamente amigo das crianças, a popularidade do Labrador cresceu de maneira muito consistente, sendo há anos o número 1 em registros nos EUA e na Inglaterra. São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos.

 Dedicação e apego são marcas registradas da raça, assim como a inteligência e a facilidade de aprendizado. Segundo o ranking elaborado por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Labrador ocupa a 7ª posição no que se refere à obediência para o trabalho, o que ampliou ainda seu "campo de trabalho.

É um excelente guia para cegos e atua como cão farejador à procura de drogas em muitos aeroportos.

É extremamente dedicado ao dono e segundo o padrão da raça, sem nenhum grau de agressividade. Têm também grande necessidade de estar junto com os donos, seguindo seus passos por todos os lugares. Realmente não gosta de ficar sozinho, podendo produzir grandes estragos na casa em função disso, como destruir os jardins e almofadas.

E o meu já fez isso. Mas que danado. rss

O Filhote

 O Labrador esbanja energia e está sempre disposto à brincadeiras, especialmente as que evocam seu instinto caçador. É capaz de passar horas correndo alucinadamente atrás de uma bolinha atirada pelo dono e devolvendo com a mesma eficiência que teria caso fosse um pato selvagem. É um cão que precisa de muito exercício, em especial porque a raça tem fortes tendências à obesidade.

Deve ser acostumado à guia desde cedo e, se possível, passar por treinamento de obediência. É um cão que late pouco e na maioria das vezes não estranha nem mesmo pessoas diferentes, sendo por isso pouco recomendável como cão de guarda.

E agora ? Quem vai proteger a Dona Loba? Rss

Assim como é afável com as pessoas, o Labrador convive muito bem com outros cães e animais domésticos, sendo recomendável mesmo que seja socializado para poder aumentar a carga de exercícios. Muitos Labradores são hábeis competidores de Agility, sendo também grandes campeões em provas de obediência em todo mundo.

Até em função de sua popularidade crescente, muitos problemas começam a aparecer, a maioria deles relacionados a cruzamentos geneticamente não-recomendados.

Um dos problemas que se nota com mais intensidade está relacionado ao excesso de agitação dos cães. Cães que latem demais, quebram tudo o que encontram e chegam até mesmo a atacar pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário